Este ano, a edição do curso de Produção Cultural será voltada para o desenvolvimento de habilidades em escrita de projetos, produção de palco e comunicação cultural. Juntos, esses temas têm como objetivo apoiar os participantes, sejam eles atuantes ou não no setor cultural, no fortalecimento de suas práticas.
O tradicional curso focado no setor cultural oferecido pela Virada AfroCultural chegou!
A cada encontro, um facilitador compartilhará conteúdos e conhecimentos que enriquecerão a experiência de todes.
CRONOGRAMA DOS ENCONTROS
DIA 1 – Escrita de Projetos Culturais (29/10)
Desenvolva propostas impactantes e aumente suas chances de aprovação em editais e captações.
DIA 2 – Comunicação Cultural (30/10)
Aprenda a criar portfólios, elaborar releases, estabelecer contato com a imprensa e redes sociais, e preparar seu pitch.
DIA 3 – Produção de Palco (31/10)
Explore o passo a passo da produção de palco, desde a pré-produção até o pós-evento, incluindo a criação de rider técnico e mapa de palco.
DIA 4 – Esquenta para a Virada (exclusivo para participantes do curso) (01/11)
Encerre a formação com uma confraternização especial entre os participantes e prepare-se para as oportunidades que vêm por aí!
Além dessa jornada de aprendizado, os participantes que estiverem presentes em todos os encontros terão a chance de participar de um sorteio que selecionará um grupo para uma oportunidade de estágio na Virada AfroCultural, vivenciando na prática a realização de um festival.
O estágio não é remunerado, mas oferece aprendizado e experiências valiosas na produção cultural.
QUEM FACILITARÁ ESSA JORNADA?
Com vasta experiência profissional e atuação na produção da Virada Afro Cultural, nosso time de facilitadores inclui:
JONATAS AKIN
Conselheiro de Cultura no Território Sul de Campinas em 2020 e 2021; Educador Social, Artivista e Mediador AfroCultural em projetos socioculturais afroreferenciados de Campinas. Bacharel em Comunicação Social pela Metrocamp (2010); Especialista em Gestão, Política e Produção Cultural pela UNICAMP (2019) e Especialista Lato Sensu em Educação e Cultura de Matriz Africana pela Fazenda Roseira e Faculdade São Marcos – FASAMAR de Porto Nacional-TO (2020)
TEMA DA FORMAÇÃO
ESCRITA DE PROJETOS
ADAILTON MOURA
Jornalista musical. autor do livro A Indústria da Música Gospel. é editor do RAPresentando.com, e escreve atualmente sobre música e arte para a Bantumen (Portugal), Rimas e Batidas (Portugal) e Sounds And Colours (UK). também já escreveu para o TAB UOL, AUR, Calamidade, Per Raps, Rapzilla (EUA), Spotify e Sony Music.
TEMA DA FORMAÇÃO
COMUNICAÇÃO CULTURAL
HELLIO AUGUSTO
Produtor cultural com início de carreira como músico de sopro em 2012. Em quatro anos de atuação, destacou-se em eventos como Concerto Cênico Macunaíma 2023, Festival The Town 2023, Festival Nu Beat 2023, Festival das Margens ao Centro 2022, Festival Giro Cultural 2023, Bienal Sesc de Dança 2023 e Virada Afro Cultural de Campinas. Co-idealizou a série “Cria Periferia” em parceria com a EPTV, colaborou na exposição “Sobre Subsolo” de Andrea Mendes (2021), na 34a Bienal de São Paulo com Grace Passô (2022), e produziu lives para Feac, Minha Campinas, Bons Ventos Produtora, Fundo Agbara e Quilombo Íris de Jesus.
TEMA DA FORMAÇÃO
PRODUÇÃO DE PALCO
SOBRE A REALIZAÇÃO DO CURSO
QUANDO?
De 29/10 a 01/11
HORÁRIO?
Das 19h30 às 21h30
ONDE?
Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) | Centro, Campinas/SP
COMO PARTICIPAR?
1 – Faça sua inscrição através deste formulário.
2 – Entre para o grupo de atualizações do curso.
3 – Separe papel e caneta para essa jornada e nos vemos no dia 29 de outubro no MIS!
PERÍODO DE INSCRIÇÃO
09/10 – 21/10
Em caso de dúvidas, envie um e-mail para viradaafrocultural@gmail.com com o assunto Curso Virada Afro Cultural.