// Hei, Se liga aqui ...

{"_AfroManifesto
Mobilização "} Luta "} Resistencia "} |

Apresentação

A VIRADA AFRO CULTURAL, que está em sua 3ª Edição, em 2024 lança a Carta de Compromisso Pela Equidade Racial inspirada em seu AFROMANIFESTO e no Plano Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial elaborado pela Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Racial (Cepir) e o Centro de Referência em Direitos Humanos na Prevenção e Combate ao Racismo e à Discriminação Religiosa, para mostrar à cidade de Campinas e às candidatas e candidatos à Prefeitura qual projeto de equidade racial o festival apoia.

Desde 2018 a VIRADA AFRO CULTURAL vem realizando Afromanifestos e ações para enfrentamento ao racismo e promoção da equidade racial no município.

São 15 inquietações para uma sociedade mais equânime em suas relações étnico raciais.

  • 1. Prevenção e Combate ao Racismo

    Prevenção e combate ao Racismo Estrutural, Institucional e Individual no município, por meio da promoção de ações para igualdade racial; do acolhimento, acompanhamento e encaminhamento de denúncias de racismo e discriminação religiosa; de ações educativas de conscientização junto a escolas, universidades, empresas, órgãos públicos e outras instituições; e participação da comunidade negra no processo de discussão e definição das políticas públicas de enfrentamento ao racismo, antidiscriminatórias e voltadas à afirmação dos direitos da comunidade afrodiaspórica de Campinas.

  • 3. Saúde

    Erradicação do racismo institucional e implementação da Política de Saúde da População Negra.

  • 5. Moradia e Políticas Urbanas

    Fomento e acesso à moradia da população negra, e combate à segregação urbana das comunidades afrodiaspóricas no município.

  • 7. Cultura

    Propostas e ações relativas à promoção da igualdade racial na área cultural, com incentivo, manutenção, instauração de políticas afirmativas em editais de fomento e premiações, preservação e difusão da cultura afrobrasileira no município de Campinas, apoiando, principalmente, espaços, agentes, produtores, educadores e mestres na cultura afrodiaspórica do município. Apoio da prefeitura de Campinas a todos os eventos que tratem questões étnico raciais e contribuam para letramento racial da população.

  • 9. Esporte e Lazer

    Implementar espaços de esporte e lazer nos diferentes territórios periféricos da cidade e fomentar o acesso da população negra periférica às práticas desportivas e aos equipamentos públicos de esporte e lazer, principalmente nas periferias.

  • 11. Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda

    Efetivar propostas de qualificação profissional e inclusão da população negra no mundo do trabalho, bem como estimular o afroempreendedorismo, promovendo igualdade de oportunidades no desenvolvimento econômico, no trabalho e na geração de renda à comunidade afrobrasileira de Campinas.

  • 13. Ações Afirmativas

    Efetivação de programas e medidas especiais a serem adotadas pelo Poder Público Municipal e também pela iniciativa privada para redução das desigualdades nas relações étnico-raciais e promoção de igualdade de oportunidades para a população negra, que constitui um grupo étnico historicamente discriminado e oprimido pelo racismo estrutural no Brasil. Destinar no mínimo 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas em todas as instâncias públicas à população negra, parda ou indígena do município de Campinas.

  • 15. Plano Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial

    Efetivação e gestão do Plano Municipal de Políticas para Promoção da Igualdade Racial em 2025.

  • 2. Educação

    Efetivação das propostas de promoção da igualdade racial na educação do município de Campinas, com ênfase nas Leis Federais - nº 10.639/03 e nº 11.645/08, e na Lei Municipal nº 12.501 de 13 de março de 2006, que versa sobre o Plano Municipal de Educação, prevendo, no Art. 2, § 3, a promoção da igualdade racial na educação municipal.

  • 4. Segurança Pública e Justiça

    Combate ao racismo institucional e individual na área da Segurança Pública e Justiça, e à violência policial e à discriminação da população negra e periférica.

  • 6. Cidadania e Direitos Humanos: Gênero, LGBTQi+, Idosos, Crianças e Adolescentes; População em Situação de Rua, Imigrantes e Refugiados e Pessoas com Deficiência.

    Efetivação de propostas relativas à transversalidade das políticas públicas de promoção da igualdade racial, considerando os demais âmbitos de Direitos Humanos e Cidadania.

  • 8. Turismo

    Incentivo ao turismo étnico no município de Campinas, por meio dos diversos prédios históricos, monumentos, ruas, praças e parques afrorreferenciados que trazem a herança cultural afrodescendente de Campinas

  • 10. Liberdade de Consciência e de Crença e Livre Exercício de Cultos Religiosos

    Garantir a liberdade religiosa no município de Campinas, especialmente no que se refere ao respeito à espiritualidade de Matriz Africana, prevenção e sanções contra qualquer violação dos templos e, ou outra qualquer violência contra seus praticantes.

  • 12. Juventude Negra

    Garantia dos direitos de jovens negras e negros, promoção da igualdade racial junto às juventudes, enfrentamento ao juvenicídio negro nas periferias, combate à violência policial contra jovens negros, combate ao racismo institucional, incentivo a desconstrução da cultural de violência institucional das forças militares no município, inclusão econômica e social das juventudes afrodiaspóricas em Campinas e ações de transformação dos territórios.

  • 14. Meios de Comunicação

    Garantir e fomentar a diversidade racial nos informativos e peças publicitárias produzidos ou contratados pelo Poder Público, e fomento ao acesso da população negra às informações sobre políticas públicas, programas e ações no âmbito municipal.

Construindo um Quilombo na Cidade das Andorinhas

A VIRADA AFRO CULTURAL, que está em sua 3ª Edição, em 2024 lança a Carta de Compromisso Pela Equidade Racial inspirada em seu AFROMANIFESTO e no Plano Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial elaborado pelo Centro de Referência em Direitos Humanos na Prevenção e Combate ao Racismo e Intolerância Religiosa, para mostrar à cidade de Campinas e às candidatas e candidatos à Prefeitura qual projeto de equidade racial o festival apoia. 

Desde 2018 a VIRADA AFRO CULTURAL vem realizando Afromanifestos e ações para enfrentamento ao racismo e promoção da equidade racial no município.

VIRADA AFRO CULTURAL

“Muitos quilombos nos trouxeram até aqui e muitos outros virão a partir de nós”

© 2022 Desenvolvido por NiaraLab