A VIRADA AFRO CULTURAL, que está em sua 3ª Edição, em 2024 lança a Carta de Compromisso Pela Equidade Racial inspirada em seu AFROMANIFESTO e no Plano Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial elaborado pela Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Racial (Cepir) e o Centro de Referência em Direitos Humanos na Prevenção e Combate ao Racismo e à Discriminação Religiosa, para mostrar à cidade de Campinas e às candidatas e candidatos à Prefeitura qual projeto de equidade racial o festival apoia.
Desde 2018 a VIRADA AFRO CULTURAL vem realizando Afromanifestos e ações para enfrentamento ao racismo e promoção da equidade racial no município.
São 15 inquietações para uma sociedade mais equânime em suas relações étnico raciais.
Prevenção e combate ao Racismo Estrutural, Institucional e Individual no município, por meio da promoção de ações para igualdade racial; do acolhimento, acompanhamento e encaminhamento de denúncias de racismo e discriminação religiosa; de ações educativas de conscientização junto a escolas, universidades, empresas, órgãos públicos e outras instituições; e participação da comunidade negra no processo de discussão e definição das políticas públicas de enfrentamento ao racismo, antidiscriminatórias e voltadas à afirmação dos direitos da comunidade afrodiaspórica de Campinas.
Erradicação do racismo institucional e implementação da Política de Saúde da População Negra.
Fomento e acesso à moradia da população negra, e combate à segregação urbana das comunidades afrodiaspóricas no município.
Propostas e ações relativas à promoção da igualdade racial na área cultural, com incentivo, manutenção, instauração de políticas afirmativas em editais de fomento e premiações, preservação e difusão da cultura afrobrasileira no município de Campinas, apoiando, principalmente, espaços, agentes, produtores, educadores e mestres na cultura afrodiaspórica do município. Apoio da prefeitura de Campinas a todos os eventos que tratem questões étnico raciais e contribuam para letramento racial da população.
Implementar espaços de esporte e lazer nos diferentes territórios periféricos da cidade e fomentar o acesso da população negra periférica às práticas desportivas e aos equipamentos públicos de esporte e lazer, principalmente nas periferias.
Efetivar propostas de qualificação profissional e inclusão da população negra no mundo do trabalho, bem como estimular o afroempreendedorismo, promovendo igualdade de oportunidades no desenvolvimento econômico, no trabalho e na geração de renda à comunidade afrobrasileira de Campinas.
Efetivação de programas e medidas especiais a serem adotadas pelo Poder Público Municipal e também pela iniciativa privada para redução das desigualdades nas relações étnico-raciais e promoção de igualdade de oportunidades para a população negra, que constitui um grupo étnico historicamente discriminado e oprimido pelo racismo estrutural no Brasil. Destinar no mínimo 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas em todas as instâncias públicas à população negra, parda ou indígena do município de Campinas.
Efetivação e gestão do Plano Municipal de Políticas para Promoção da Igualdade Racial em 2025.
Efetivação das propostas de promoção da igualdade racial na educação do município de Campinas, com ênfase nas Leis Federais - nº 10.639/03 e nº 11.645/08, e na Lei Municipal nº 12.501 de 13 de março de 2006, que versa sobre o Plano Municipal de Educação, prevendo, no Art. 2, § 3, a promoção da igualdade racial na educação municipal.
Combate ao racismo institucional e individual na área da Segurança Pública e Justiça, e à violência policial e à discriminação da população negra e periférica.
Efetivação de propostas relativas à transversalidade das políticas públicas de promoção da igualdade racial, considerando os demais âmbitos de Direitos Humanos e Cidadania.
Incentivo ao turismo étnico no município de Campinas, por meio dos diversos prédios históricos, monumentos, ruas, praças e parques afrorreferenciados que trazem a herança cultural afrodescendente de Campinas
Garantir a liberdade religiosa no município de Campinas, especialmente no que se refere ao respeito à espiritualidade de Matriz Africana, prevenção e sanções contra qualquer violação dos templos e, ou outra qualquer violência contra seus praticantes.
Garantia dos direitos de jovens negras e negros, promoção da igualdade racial junto às juventudes, enfrentamento ao juvenicídio negro nas periferias, combate à violência policial contra jovens negros, combate ao racismo institucional, incentivo a desconstrução da cultural de violência institucional das forças militares no município, inclusão econômica e social das juventudes afrodiaspóricas em Campinas e ações de transformação dos territórios.
Garantir e fomentar a diversidade racial nos informativos e peças publicitárias produzidos ou contratados pelo Poder Público, e fomento ao acesso da população negra às informações sobre políticas públicas, programas e ações no âmbito municipal.
A VIRADA AFRO CULTURAL, que está em sua 3ª Edição, em 2024 lança a Carta de Compromisso Pela Equidade Racial inspirada em seu AFROMANIFESTO e no Plano Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial elaborado pelo Centro de Referência em Direitos Humanos na Prevenção e Combate ao Racismo e Intolerância Religiosa, para mostrar à cidade de Campinas e às candidatas e candidatos à Prefeitura qual projeto de equidade racial o festival apoia.
Desde 2018 a VIRADA AFRO CULTURAL vem realizando Afromanifestos e ações para enfrentamento ao racismo e promoção da equidade racial no município.